Sugestões

Retorno de Erros

Atenção: Quando erros acontecem na operadora, o Gateway retorna o código 999.

Os erros que podem ocorrer no Gateway de Pagamento são:

Código Erro Descrição
000 Erro interno. Ocorreu um erro interno.
001 Credenciais Inválidas O Token passado é invalido.
002 Transação Inválida Ocorreu um erro ao executar a transação (ex.: foi requisitado a captura de uma transação não existente. )
003 Operação não suportada A operação escolhida (capturar / estornar) não é suportada para este convênio específico
004 Meio de pagamento não é válido O meio de pagamento escolhido não existe.
005 Meio de pagamento não está disponível O meio de pagamento escolhido não está ativo.
006 Recurso não encontrado. Tentativa de acessar um recurso inexistente no Gateway.
007 A operadora não está respondendo. No caso da operadora estar "fora do ar".
999 Ocorreu um erro na operadora. Ocorreu um erro no sistema da operadora e o código da operadora será retornado dentro de um nó chamado "codigo_operadora".

Exemplos de Retorno de Erro

Por exemplo, no caso de você passar um token inválido:

  {
    "transacao": {
      "erro":{
        "codigo":"001",
        "mensagem":"Credenciais inválidas"
      }
    }
  }

No caso de ser erro da operadora (este exemplo utiliza o Redecard Komerci Web Service e retorna esse erro quando você tenta capturar uma transação já capturada/paga):

  {
    "transacao":{
      "erro":{
        "codigo":"999",
        "mensagem":"TRANSACAO JA CONFIRMADA",
        "codigo_operadora":"1"
      }
    }
  }

Outro exemplo, no caso de passar um Meio de Pagamento que não é válido para o nosso Gateway de Pagamentos da Locaweb:

  {
    "transacao":{
      "erro":{
        "codigo":"004",
        "mensagem":"Meio de pagamento não é válido"
      }
    }
  }

Códigos de erros das operadoras

Para obter mais informações sobre os erros das operadoras, verifique a documentação fornecida por elas.